Anúncie Grátis no Buscador Aybtool - www.aybtool.com
Anuncie grátis produtos e serviços
para aumentar suas vendas!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Tudo sobre / O que é flash swf FLA exe?

swf é a animação em si, é o que aparece no site, arquivo exe é o executal pelo computador.

"Curso basico de um arquivo Flash swf fla"

O exercício a seguir requer conhecer um pouco o flash swf fla e noções de Action Script.

1. Primeiramente crie um novo arquivo em flash e salve com qualquer nome, no caso vou usar o padrão (550x400 12 fps) com o nome de base.fla.

2. Agora vamos criar os botões para linkar o que esta fora do flash. Crie 3 botões em seu arquivo base e coloque-os na layer 1 do flash, de preferência neste caso procure posicioná-los na horizontal um ao lado do outro (exemplo de botão), como mostra o exemplo a baixo (fique livre para criar os botões como achar melhor).


"Curso basico de um arquivo Flash swf fla exe"


3. Vamos para a terceira etapa após feito os botões, vamos criar 3 arquivos externos que serão chamados para este arquivo base. Vamos lá, crie 3 novos .fla com o nome que quiser, estou salvando como externo1, externo2 e externo3.
* Dica: Ao criar os arquivos externos, crie de preferência com o mesmo tamanho em pixels do arquivo base (550x400), pois aonde você posicionar o conteúdo de cada arquivo externo será exatamente onde ele vai aparecer no arquivo base, por isso tome muito cuidado para não colocar conteúdo no local onde está posicionado o menu, se fizer isso seu conteúdo irá sobrepor o menu.

4. Exporte o .swf de cada arquivo externo criado, ficando assim: externo1.swf, externo2.swf, externo3.swf.

5. Você pode fazer qualquer animação dentro desses arquivos externos, apenas para exemplificar vou desenvolver uma animação para preencher o espaço em branco (lembre-se de sempre utilizar apenas o espaço a baixo do menu).
* Dica: Se estiver manipulando arquivos externos pesados, você pode inserir um loading em cada arquivo externo, pois eles só serão carregados quando chamados ao arquivo base.
* Obs: Observe o espaço deixado em branco, ele se refere ao espaço reservado ao menu, se o conteúdo sobrepor esse espaço, automaticamente estará sobrepondo o menu.
"Curso basico de um arquivo Flash swf"

"Curso basico de um arquivo Flash swf"

"Curso basico de um arquivo Flash swf"

"Curso basico de um arquivo Flash swf"
*Se já conceguiu fazer isso vamos a parte final desse tutorial, mas se não conceguiu ainda me manda um email para tirar alguma dúvida: goaguu@hotmail.com, chamar os arquivos externos para dentro do nosso arquivo base.

6. Trabalhando no arquivo base.fla, selecione o botão01 e abra a paleta de Ações (F9), agora basta inserir os códigos a baixo para chamarmos o arquivo externo1.swf
"Curso basico de um arquivo Flash swf"
on (release){
loadMovieNum("externo1.swf",1);
}

*Nota: A ação loadMovieNum("externo1.swf",1); serve para charmar arquivos externos de .swf e indicar o nível que ele será chamado para dentro do arquivo atual no qual você está trabalhando, o exemplo mostra que estou chamando o arquivo externo1.swf e ele ficará no nível 1 do meu arquivo base, isso vai ficar mais claro quando você rodar a animação.
"Curso basico de um arquivo Flash swf"
7. Faça a mesma coisa com os botão02 e 03, insira o mesmo código porem modificando apenas o nome do .swf a ser chamado; botão02 = externo2.swf ; botão03 = externo3.swf.

Veja no exemplo a seguir nosso como ficou nosso projeto.

Download do Exemplo AQUI

Espero que tenham gostado, dúvidas, comentários e sugestões postem nos comentários, farei o possível para responder ou mande email.

"Curso basico de um arquivo Flash swf"

4 comentários:

  1. Muito legal este tutorial, testei e deu certo. Sou iniciante em flash e preciso urgente saber como fazer 4 arquivos em swf rodar em sequência, tipo banner. Estes arquivos já estão prontos e nomeados: banner1.swf, banner2.swf, banner3.swf, banner4.swf. Não tenho os arquivos originais (em fla) e preciso montar um arquivo base que chame os outros ou criar algum comando. Não faço idéia de como fazer isso. Até pesquisei em alguns fóruns, mas em nenhum deles encontrei um tutorial com passo-a-passo para quem é iniciante, a linguagem já era técnica... aí fica difícial. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. tente fazer em giff entre em
    http://www.gifninja.com/CreateAGif.aspx
    seu amigo
    www.amarelasinternet.com/svspropagandas

    ResponderExcluir
  3. Olá. Por favor, como faço para um swf externo abra exatamente no local onde preciso? Digo, tenho a index com um espaço no centro onde eu desejo que o meu arquivo swf abra exatamente neste centro, mas depois de testar a action para puxar o swf externo, ela não fica no local desejado, e sim mais abaixo. Estou usando as2.
    Agradeço muito se puder me ajudar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. achei muito interessante a explicaçao, mas nao consegui "encaixá-la" completamente na minha pobre cabeça.
    caso me possa tirar uma dúvida agradeço o favor de entrar em contacto comigo pelo endereço: rosamaria2948@hotmail.com
    De qualquer modo, guardei a pagina para mais tarde reler.
    muito obrigada.
    rosamaria

    ResponderExcluir

a

Creditos:
Todas as imagens, animações e jogos desse blog foram tiradas dos seguintes sites:
http://www.flashkit.com / http://www.flash-game.net / http://www.flashgames247.com /
Se tiver alguma dúvida entre em contato:
cristiano.osm@gmail.com